sábado, 6 de setembro de 2008

Radioatividade, Aplicações, Necessidades e Malefícios



Radioatividade, Aplicações Necessidades e Malefícios


A radioatividade é um fator natural ou artificial decorrente de substâncias radioativas, que apresentam números de prótons bem acima do normal (de outros elementos presentes na tabela periódica e são mais conhecidos).

Quando atingido pela radiação é impossível perceber imediatamente já que, diferente de uma bala de revólver, por exemplo, cujo efeito é constatado na hora, a radiação não provoca nenhuma dor ou lesão visível.


Ela ataca as células do corpo individualmente, pode afetar os átomos que estão presentes nas células provocando alterações em sua estrutura.

Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou somente apresentar problemas aos seus descendentes (filhos, netos), pois uma pessoa que recebeu a radiação sofre alguma alteração genética produzida pela radioatividade.


A radioatividade é aplicada de diversas formas em diversos locais, um deles é em usina nuclear que serve como produtora de energia através de processos com elementos radioativos, também no caso de quando vai ser feito o raio X de pessoas possivelmente com fraturas,ou para haver o diagnósticos de doenças, localizadas geralmente em hospitais. E também na geologia, agricultura.

Apresentam efeitos positivos e negativos. Os efeitos positivos podem ser compreendidos em casos como o da usina nuclear e na agricultura, com a limpeza de alguns alimentos com uso de elementos radioativos para matar bactérias e fungos, para haver o diagnósticos e tratamentos de doenças. Já os efeitos negativos são eles caracterizados por danificarem a saúde humana, por exemplo quando há acidentes como o de Goiânia e de Chernobyl, ocorre muitas mortes e de maneiras terríveis, todos esses acidentes ligados à usinas nucleares, e ao abandono de materiais radioativos em lugares inapropriados. É importante lembrar que o receio de que haja acidentes nucleares e a dificuldade de descarte do lixo nuclear, são dois problemas que restringem e muito outras aplicações das reações nucleares.

As Partículas emitidas são:

Alfa-pouco poder de penetração

Beta- médio poder de penetração

Gama- Alto poder de penetração

3 comentários:

Chiensetchats disse...

Muito bom o material. Essa foto é do ex-agente russo que foi contaminado pelo serviço secreto russo com Plutônio, se não me engano. Parabéns pela participação!

Felipe disse...

Exelente Parabéns tirei total no trabalho q fiz, de química vlw msm!!!!

Unknown disse...

vlw me ajudou muito
na minha prova
vlw aew